Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Charadriiformes
Subordem: Lari
Família: Stercorariidae
 Gray, 1870
Espécie: S. chilensis

Nome Científico

Stercorarius chilensis
Bonaparte, 1857

Nome em Inglês

Chilean Skua


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Mandrião-chileno

O mandrião-chileno é uma espécie marinha e também conhecido também como skua, págalo-chileno, escúa-común ou escúa-chileno, salteador-chileno, chilenkihu (Finlândia), chilean-skua (Inglês), Catharacta chilensis (Sinônimo).

A população esta estimada em 6.000 indivíduos adultos.

É uma espécie migratória de longo curso.

Nome Científico

Seu nome significa: do (latim) stercorarius = de esterco (Stercus, stercoris esterco), uma referência à forma como a ave busca o seu alimento, atacando outra aves até elas regurgitarem; e de antarcticus = referência ao Chile, país da América do Sul. ⇒ (Comedor) de esterco do Chile.

Características

Possui um “capacete” escuro que contrasta com sua garganta canela. Apresenta o dorso castanho escuro e as partes inferiores canela. Quando pousado a cauda não ultrapassa a ponta das asas. Em voo nota-se um faixa branca nas rêmiges primárias em sua parte proximal, contrastando com a parte distal negra. Os pés apresentam membranas interdigitais e alguns indivíduos apresentam uma mancha branca no tarso (essa mancha pode estar relacionada com o dimorfismo sexual no período reprodutivo).Tamanho de 59 cm

Alimentação

Algumas espécies de Stercorarius são aves cleptoparasitas, aves que roubam alimentos de outras aves, como peixes das gaivotas. Quando esta na época de nidificação alimentam-se também dos ovos e juvenis de outras espécies de aves.

Hábitos alimentares…

Reprodução

O Mandrião-chileno é uma espécie marinha e nidifica em ilhas e zonas costeiras remotas do continente. A reprodução começa em novembro, com os indivíduos que formam colônias de densidade alta.

Hábitos

É audaz, territorial e agressivo. Costuma freqüentar colônias de aves marinhas, misturado a outras espécies, como: Larus dominicanus, Phalacrocorax bransfieldensis, Procellaria conspicillata, Thalassarche chlororhynchos.

Distribuição Geográfica

É encontrado nos seguintes países e regiões: Antártica, Argentina, Brasil, Chile, Equador, Peru, Uruguai e Ilhas Falkland (Malvinas).

Referências

Galeria de Fotos